terça-feira, 30 de março de 2010

Locação da obra e execução da fundação

Após a limpeza e demarcação do terreno, o primeiro passo para locar sua obra é a criação de um gabarito de madeira que cercará todo o perímetro do terreno e determinará a posição dos pontos de fundação e as paredes da casa.
Essa locação é feita baseada em um projeto que contém as informações de localização dos pilares e da fundação, que no caso da foto abaixo, era composta de brocas e vigas baldrames. É importante destacar que para a definição do tipo de fundação é necessário consultar um profissional, que avaliará o tipo de solo e as cargas do projeto e indicará a melhor solução.


Na foto acima, o gabarito já está montado e a localização das paredes foi marcada com cal, possibilitando visualizar o tamanho dos ambientes. Não se assuste se o espaço parecer menor do que o imaginado, essa percepção é normal e é causada pela ausência das paredes e da laje, que conformam o ambiente.
Após essa marcação, iniciam-se os trabalhos de perfuração do solo para a criação das brocas, que pode ser feito manualmente ou por uma máquina chamada perfuratriz (foto acima). Com as brocas abertas, pode-se concretá-las e iniciar a abertura dos baldrames (parte da fundação em que as paredes se apoiarão) e posterior concretagem.




Um procedimento muitas vezes negligenciado, mas de extrema importância, é a impermeabilização* desta parte da fundação, prevenindo contra a umidade ascendente do solo que atinge rodapés e paredes. Essa umidade afeta o concreto e sua ferragem, a alvenaria e o revestimento, provocando o aparecimento de bolhas e o descascamento da tinta e do reboco, além de tornar o ambiente insalubre pela proliferação de mofo.
Assim, por estar em contato direto com o solo, é fundamental que a fundação seja feita com uma argamassa que contenha um "aditivo hidrofugante". Existem diversos produtos no mercado, como o Vedacit e o Denverimper 1, entre outros. Misturados à água de amassamento, estes aditivos proporcionam uma impermeabilização permanente à argamassa que recobrirá os baldrames e que assentará e revestirá as primeiras fiadas de tijolo.
Caso o terreno seja em desnível e a parede estiver em
contato com o solo, a argamassa aditivada deve ser utilizada em toda a parede.
Para uma proteção completa, é aconselhável a aplicação de uma "tinta asfáltica", como o Neutrol, ou ainda uma "manta asfáltica" sobre a argamassa de revestimento do baldrame.


* Segundo o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização), se a impermeabilização for feita durante a obra, de forma correta, com produtos e serviços adequados, seus custos atingem, na média, 2% do valor total da obra. No entanto, se forem executados na edificação já pronta, os serviços podem envolver valores que chegam a 10% do custo total da obra, além das dores de cabeça.


Para quem se interessar, o site casa.com.br tem uma reportagem que trata especialmente do tema "Impermeabilização".

6 comentários:

  1. Oi Cá. Ué, desanimou de escrever? Faz mais de uma semana que você não atualiza, hehehe! Vamos atualizar esse blog e vamos colocá-lo no ar de vez, menina! Está tão bem escrito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Camila! Muito interessante seu blog. Eu e minha namorada passamos por várias fases do que você ja postou com relação a escolha de profissionais da área e etc... Agora tivemos a surpresa de saber que o nosso projeto foi aprovado junto a prefeitura, e então resolvi pesquisar mais sobre a questão de como iniciar uma obra. Sabe como é: "marinheiros de 1ª viagem"... Daí caí aqui! Dicas muito valiosas e que usarei com certeza. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cel, obrigada pela visita.
    Espero poder te ajudar com as dicas do blog.
    Boa sorte com a obra.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! Sou engenheiro e estou em busca de informações sobre mofo em paredes e ambientes, infelizmente não encontrei informações aqui, espero que tenhas algo para me orientar. Mas acabei me interessando e lendo suas dicas em geral, muito bom.
    Se tiveres informações especificas como eliminar o mofo em paredes e ambientes de apartamento agradeço,meu mail: engmsc@hotmail.com
    Engº Mario

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,

    Sou arquiteta e Urbanista e adorei o seu Blog! É muito difícil encontrarmos pessoas dispostas a difundir o conhecimento com outras pessoas. Estás de parabéns! Me tornei fan! Grande abraço

    Tatiane Bronzead0

    ResponderExcluir
  6. antes de locar a obra e feito o gabarito

























    it

    ResponderExcluir