segunda-feira, 15 de março de 2010

Conhecendo a mão de obra

Em duas das reportagens que li para escrever este post, a obra é comparada a uma orquestra, onde os músicos representam a mão de obra, a qual deve trabalhar em harmonia para alcançar o sucesso.
Comparação muito inteligente, pois da mesma forma que quando um músico falta ou se atrapalha no meio da música, logo percebemos que algo está errado pelo som "estranho", a falta de alguma das partes envolvidas na construção também altera o ritmo da obra, comprometendo todo o conjunto e alterando o resultando final.
Isso pode se refletir no não cumprimento do prazo e até mesmo aumento do custo final da construção.
Por isso, para garantir a harmonia na sua obra, conheça as funções de cada profissional e o momento correto em que devem entrar em cena.

Mestre de obras
Acompanha a obra do início ao fim, gerenciando as equipes de trabalho, orientando e coordenando todas as atividades desenvolvidas no canteiro de obras, para que tudo saia conforme o projeto e dentro dos prazos estabelecidos.

Pedreiro
Responsável pelos serviços de alvenaria, concretagem, assentamento de esquadrias, além da aplicação de revestimentos de pisos, paredes e tetos, os pedreiros participam da maior parte da obra. Formados na prática, muitos agregam diversas funções, enquanto outros se especializam em determinados serviços, como por exemplo, somente a execução da alvenaria. Não economize com esta contratação .


Servente
Cuida do transporte de materiais, preparo da argamassa, entre outros serviços, ajudando os funcionários da obra no que for preciso.


Carpinteiro
É o funcionário que corta e instala as peças de madeira da obra, como o gabarito para locação da obra, os tapumes, os andaimes, as fôrmas para a concretagem, além da executar o madeiramento do telhado. Não o confunda com o marceneiro, responsável pela esquadrias de madeira.

Armador
Responsável por cortar e dobrar o aço, montando a armadura dentro da estrutura antes da concretagem das peças. Atualmente, muitas empresas especializadas já entregam essas ferragens prontas na obra, evitando desperdícios e economizando tempo. Pesquise e compare!


Encanador
Sua função é fazer a marcação, cortes e furos em paredes e pisos, montagem das instalações de água e esgoto com diferentes tubos e conexões, instalar caixas d'água, peças sanitárias, pias, torneiras e tanques, além realizar testes de estanqueidade.
No início da obra instala o cavalete de água, retornando antes da concretagem da estrutura para deixar as "esperas", por onde passará a tubulação. Ao final da obra instala as peças de acabamento como louças e metais.

Eletricista
É o profissional responsável por toda a rede elétrica, realizando a montagem do quadro geral, a instalação das caixas para tomadas e interruptores e dos conduítes, por onde passará toda a fiação. Ao final da obra instala também as peças de acabamento das tomadas e interruptores, além das luminárias.
É importante que o eletricista e seu ajudante conheçam e respeitem cada cor de fio definida em projeto, garantindo a segurança das instalações elétricas.
Em uma construção tradicional, geralmente entram após a execução da alvenaria, onde fazem os rasgos para passagem dos conduítes e instalam as caixinhas, e antes da concretagem da laje, onde posicionam as caixas onde serão instaladas as luminárias. Caso sua construção utilize o sistema de Alvenaria Estrutural, é importante que este profissional trabalhe em conjunto com o pedreiro, pois neste sistema, as instalações são feitas junto com a subida da alvenaria, evitando o corte dos blocos, que perderiam sua resistência, comprometendo a estrutura.



Serralheiro
É o profissional que produz grades de proteção, portões, escadas, corrimãos e peitoris, além de esquadrias e coberturas sempre em estrutura de ferro, inox ou alumínio.

Gesseiro
Executa molduras, forros, adornos e nichos em gesso, podendo também trabalhar com a instalação de gesso acartonado. Atualmente seus serviços incluem também o revestimento, como uma alternativa ao reboque interno de tetos e paredes (exceto em áreas molhadas) diminuindo os custos da obra.

Pintor
Chega ao final da obra, para massear as paredes (passar uma camada de massa corrida para esconder as imperfeições), pintar os espaços e envernizar as peças de madeira.

Além do conhecimento da mão de obra, é importante seguir algumas recomendações, como buscar referências dos profissionais contratados e se possível, visitar uma obra, para conhecer a qualidade do serviço.
Um bom contrato, com a especificação do serviço, se o material está incluso ou não, valores e forma de pagamento, além das datas de início e término, também contribui para evitar problemas.

Fonte das informações:
Revista Equipe de Obra edição 13
Revista Arquitetura & Construção set.2004 p.44
Revista Construção do Começo ao fim
Revista Construir nº 78

Fonte das imagens:
Revista Equipe de Obra edições 18 e 19

Um comentário: