segunda-feira, 1 de março de 2010

As etapas do projeto de arquitetura

Cada profissional possui sua maneira de trabalhar, mas em geral, eles seguem algumas etapas comuns, com o objetivo de encaminhar o projeto da melhor forma possível. Ao longo destas fases, as necessidades são estabelecidas e as soluções vão sendo aos poucos, materializadas em forma de desenhos e maquetes.
Não adianta ter pressa e tentar pular alguma delas, porque isso, com certeza irá atrasar o processo, com dúvidas que surgirão lá na frente.

Conheça e saiba o que esperar de cada uma destas etapas.

Estudo Preliminar
Começa com uma entrevista com o cliente e futuros usuários da edificação, visando detectar suas necessidades espaciais e preferências. Compreende visitas ao local, para averiguações de medidas, inserção urbana, vizinhos, insolação, etc. e, se necessário, visitas à Prefeitura Municipal para conhecimento da legislação local. Visa determinar a viabilidade do programa e do partido a ser adotado, através de estudos volumétricos e esquemáticos.

Anteprojeto
Solução geral do projeto com a definição clara dos ambientes e a implantação da edificação no terreno. É representado através de planta baixa mobiliada e cotada, cortes esquemáticos, fachada e volumetria, de acordo com o estudo preliminar elaborado.

Projeto legal
É o projeto apresentado para a Prefeitura, para que ela analise se estão sendo obedecidas as Leis Municipais e o Código Sanitário.
Nele deverão constar a implantação, planta dos pavimentos e da cobertura, cortes elevações e um quadro de áreas. Para dar entreda neste projeto junto à Prefeitura, são necessários outros documentos como requerimento padrão, memorial descritivo, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), cópia da escritura e do carnê de IPTU, além do pagamento de uma taxa (DARD - Documento de Arrecadação de Receitas Diversas). Estes documentos variam de cidade para cidade e me baseei nos solicitados por aqui (Ribeirão Preto - SP).
Com o projeto aprovado, tem-se a liberação do Alvará de Construção, que permite que a obra seja iniciada.




Projeto executivo
O Projeto Executivo apresenta, definitivamente, a arquitetura da edificação, sem que haja incompatibilidades de medidas e formatos, resultantes de possíveis novos dados fornecidos pelos projetos complementares, como os projetos de Fundação, Estrutura, Elétrica, Hidráulica e Paisagismo.
Somente com ele pronto, é que a obra deve ser iniciada.



Projeto de interiores
Envolve um layout mais detalhado dos espaços, incluindo o desenho do mobiliário e de peças especiais, a escolha de tecidos, objetos e acessórios decorativos, além da especificação de luminárias e do detalhamento de gesso (sancas, forros e molduras) e piso (paginação especial).

A definição clara e cuidadosa dos trabalhos de cada etapa é o primeiro passo para a realização de um bom projeto, por isso converse com seu arquiteto sobre como ele trabalha e elaborem um contrato detalhado que contenha a especificação do serviço, com a área estimada, os prazos, valores e formas de pagamento. Esclareça o que é de responsabilidade de cada um e os serviços não inclusos, que deverão ser contratados à parte, como os projetos de estrutura e instalações.

Com tudo conversado e acertado, ninguém tem a sensação de sair lesado.
Agora é só começar. Bom projeto!

*Quem quiser maiores informações sobre o assunto pode consultar o "Manual de Escopo de Projetos e Serviços de Arquitetura e Urbanismo", elaborado pela ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e disponível para download no site da entidade.

4 comentários:

  1. Oi, como vai!! eu sigo seu blog, sou arquiteta tambem.

    vou façer uma pergunta:

    eu to disenhando uma casa pra unos amigos la em brasil (minha mae e di la, e tenho duas hermanas morando la), ai a pergunta e si voce tem um tabulador de honorarios profesionais para projeto de arquitectura e disenho interior, ja que debe ser bem diferente q de venezuela.

    discupa meu portunhol, espero resposta de voce...saludos!!!

    ResponderExcluir
  2. Segue uma tabela de honorários do crea.


    http://www.crea-pr.org.br/aaec/tabelas/CEAL.pdf

    ResponderExcluir
  3. Olá...sou arquiteta também e adorei este blog! Parabéns !!! tem muitas informações valiosas!

    ResponderExcluir
  4. eeei! Sou estudante do primeiro período do curso de Arq e Urb da Unilavras e estou desenvolvendo um trabalho que vai desde a concepção de um projeto até o seu registro. dei uma olhada nesta página e ja me ajudou bastante, ja que ainda não tenho muita noção de como se desenvolve um projeto. gostaria de saber se tem alguma sujestão pro meu trabalho. desde ja, obrigada! Leticia

    ResponderExcluir