terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A escolha do profissional

Com o terreno comprado, se você ainda não tem o profissional responsável pelo projeto, é hora de contratá-lo. Converse com amigos que já passaram por esta experiência e peça indicações de bons profissionais.
Para o projeto completo você irá precisar de um arquiteto, um engenheiro estrutural, um engenheiro de instalações elétricas e hidráulicas e um paisagista.
O arquiteto será responsável pelo contato mais direto com os futuros moradores, em um relacionamento de muita conversa para entender com clareza os anseios do cliente e interpretar suas necessidades e desejos em boas idéias e soluções inteligentes.
O engenheiro estrutural cuidará do dimensionamento da fundação e da estrutura de sua casa. Seu bom desempenho é muito importante, pois é através de seu conhecimento que são determinados o tamanho e a quantidade ideal das ferragens, sem sobrecarga fazendo com que sua obra fique mais barata e segura.
O engenheiro de instalações hidráulicas será responsável por especificar o local e o tamanho dos tubos e conexões que compõem a rede de água e esgoto, além do dimensionamento dos sistemas de aquecimento.
O engenheiro de instalações elétricas definirá a localização do quadro geral, o aterramento do sistema, os circuitos para as instalações elétricas e o diâmetro dos fios para que não haja sobrecarga e risco de curto-circuito ou até mesmo incêndio.
O paisagista cuidará da área externa, através de um projeto de "arquitetura de exteriores", que pode ou não incluir vegetação (sim, é possível fazer um belo paisagismo sem plantas). Este projeto será um complemento da arquitetura, e por isso, deve ser feito em conjunto com os outros projetos, e não ao fim da obra.



Dependendo do tamanho da obra, muitas pessoas optam pela não contratação de todos os profissionais, deixando a encargo somente do arquiteto - que deve ter um conhecimento básico de todos estes assuntos, mas não é um especialista em estruturas e instalações - ou a encargo da mão de obra, que resolve os problemas durante o andamento da obra, causando justamente o que todos querem evitar: atrasos, quebra-quebra e desperdício de materiais.
Portanto, fica a minha sugestão: contrate os profissionais corretos, exponha suas necessidades e seu orçamento e não tenha dores de cabeça e problemas no futuro.

Para textos mais abrangentes que tratam do mesmo assunto:
http://viverarquitetura.blogspot.com/2008/12/quando-contratar-um-arquiteto-e-quando.html
http://viverarquitetura.blogspot.com/2008/12/quando-contratar-um-arquiteto-e-quando_10.html
http://viverarquitetura.blogspot.com/2008/12/quando-contratar-um-arquiteto-e-quando_11.html
http://viverarquitetura.blogspot.com/2008/12/arquiteto-e-engenheiro-civil.html
http://viverarquitetura.blogspot.com/2009/01/construa-certo-1.html
http://viverarquitetura.blogspot.com/2009/02/construa-certo-2.html


No próximo post falarei sobre as etapas do projeto e o contrato entre o cliente e o profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário