quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estruturas de madeira - parte 2

O sucesso da utilização da madeira como estrutura é consequência de um projeto inteligente e bastante detalhado, somado à mão de obra especializada para produção e montagem das peças.
No projeto, o arquiteto deve levar em consideração as características do sistema construtivo, adotando eixos e modulações, além de vãos adequados ao material, otimizando a estrutura. Em parceria com um engenheiro, estudarão as cargas para dimensionar as peças e definir os tipos de conexões utilizadas entre elas.
Neste caso, é interessante a adoção de bitolas comerciais para baratear a obra (algumas das medidas mais comuns são 20x20, 6x12, 6x16, 6x20, 6x25 e 6x30 cm).
Com base neste projeto, uma empresa especializada prepara as peças nas medidas corretas, com grande precisão, evitando erros e improvisos durante a montagem.
Dessa forma, pilares e vigas chegam prontos à obra, contribuindo com rapidez e economia.
Por esta precisão, o gasto com a mão de obra geralmente é um dos ítens mais caros, especialmente se comparado com outros métodos construtivos.
Ainda com relação ao custo, é interessante anotar a dica da arquiteta Miriam Inoue, da construtora paulista Habitate para a escolha das peças: "As toras exigem encaixe minucioso e, por isso, têm montagem mais trabalhosa e cara", diferente das peças aparelhadas, "inicialmente mais dispendiosas", mas que "compensam pela montagem mais rápida e barata".

A utilização do material deve ser analisada caso a caso pois, como coloca o engenheiro Hélio Olga, da Ita Construtora, nem sempre o material é adequado: "faz-se em madeira quando o material é indicado e pertinente. Esse é o pressuposto de uma boa arquitetura, de uma boa obra. Partindo de um sistema construtivo errado, tudo vai dar errado. Mas o projeto de minha casa - com quatro andares e balanços grandes - foi muito bom, pois quebrou a imagem de que a madeira é frágil, que só serve para a casinha cheia de pilares. Deu idéia de que a madeira é um material contemporâneo".

Residência Hélio Olga, em São Paulo, projeto de Marcos Acayaba. O material se mostrou como uma excelente solução para terrenos acidentados, de difícil acesso, onde a implantação de um canteiro de obras convencional é inviável.

Uma das limitações do material é com relação aos grandes vãos livres, onde é necessário fazer emendas em vigas ou adotar peças industrializadas de madeira laminada colada, o que pode tornar a obra economicamente inviável. Vale dizer que isso se aplica ao Brasil, justamente por essa ser uma tecnologia ainda pouco difundida, ao contrário de outros países da América do Norte e Europa onde o sistema é bastante utilizado e a estrutura é empregada em grandes obras como teatros, ginásios e até hospitais.

Alguns cuidados devem ser tomados para a criação de um bom projeto e uma obra sem problemas:
Adote beirais largos, para proteção da madeira contra sol e chuva.
Proteja os pilares do concreto da fundação, pois a umidade sobe e estraga a madeira. Para isso, utilize uma conexão metálica entre o pilar de madeira e a fundação de concreto.
Sempre que possível, mantenha sua construção elevada do solo.

Atenção no encontro entre materiais diferentes (como a estrutura e as vedações), pois como eles se dilatam e se contraem de forma diferente, este encontro fica muito suscetível ao aparecimento de trincas, que podem ser minimizadas com frisos de acabamento, cantoneiras metálicas e amarrações com pregos e ferros.
A exposição ao sol e o processo constante de umedecer e secar danifica a madeira. Para protegê-la utilize verniz ou de preferência, o stain, que penetra na madeira sem formar aquela película que com o tempo acaba descascando. Além disso, ele facilita a manutenção, pois, diferente do verniz, não precisa de remoção para nova apliacação.
Para uma estimativa de quantos metros cúbicos de madeira serão utilizados em sua obra, multiplique o número de metros quadrados por 0,06 (para casas térreas) ou 0,09 (para sobrados). Depois, calcule de R$ 1.850,00 a R$ 2.000,00 por m³ de madeira.

Fonte: Portal Casa, Arcoweb e Blog Estruturas de Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário