sexta-feira, 19 de março de 2010

Construir com economia



Eu sei que a imagem é meio tosca, mas vamos lá...
O primeiro passo para quem inicia uma construção e pretende economizar é a elaboração de um projeto de qualidade, onde todas as informações foram discutidas e detalhadas. Neste projeto, não basta ter o desenho das paredes e a localização das portas e janelas (muita gente constroe somente com o Projeto de Prefeitura, que é um projeto pobre em informações para a obra).
Este projeto de qualidade deve ter todas as informações necessárias para a construção, por exemplo, a parede deve estar na espessura correta, que corresponda ao material que será empregado, pois uma parede de tijolo maciço terá uma espessura diferente da parede de bloquinho baiano, que por sua vez terá uma espessura diferente dependendo da maneira com que este for assentado, que por sua vez implicará em uma quantidade de peças diferentes por m², a qual deverá ser levada em consideração na hora da compra.
Ufa, complicado? Não muito, desde que tudo seja feito na hora correta, sem correria.
Vou explicar: como diz minha amiga Marcele, é muito mais fácil (e mais barato) você mudar de opinião enquanto as coisas ainda estão no papel, então procure definir o máximo ainda na etapa de projeto.
Com o projeto pronto e todos os materiais definidos, você tem o controle geral da obra, e já evita de antemão dúvidas da mão de obra, quebra-quebra e desperdício de materiais. Depois, com a listagem dos materiais, você tem tempo para cotar e comparar preços, tempo até mesmo para substituir algum material caso seja necessário, além de poder aproveitar promoções e comprar alguns materiais que não irão se deteriorar.

Isso não é segredo pra ninguém, e não está restrito ao campo da arquitetura: planejamento e economia andam juntos, e mesmo com a ocorrência de imprevistos (sim, eles acontecem mesmo) é muito importante planejar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário